Nossos Diferenciais

O Projeto Pedagógico do Curso de Medicina do UNIVAG é inovador, propicia ao futuro profissional oportunidade de desenvolver atitudes positivas e eficazes no trato com os pacientes e seus familiares, de modo a aprender a considerar aspectos sociais e econômicos como fatores importantes no seu papel de agente de promoção da saúde, e utiliza metodologias que visam um maior envolvimento dos alunos na busca do conhecimento. Tal perspectiva de inovação baseia-se nos principais documentos e recomendações relativos à Educação Médica Mundial produzidos nos últimos 25 anos que se constituem em importante referencial para as Escolas Médicas sendo, por conseguinte, referenciado internacionalmente em vários artigos e documentos nacionais e em fóruns de educação médica que se seguiram.

O processo de formação profissional no nível de graduação orienta-se para “o melhor cuidado em saúde, a manutenção permanente das competências profissionais, uma boa relação com os pacientes e com seus colegas, perseguindo a probidade em sua prática e buscando o equilíbrio entre os cuidados de saúde e os interesses do paciente e de sua comunidade”, conforme recomenda documento elaborado pelo Conselho Geral de Medicina (General Medical Council) do Reino Unido (GMC, 2003).

O Curso de Medicina do UNIVAG apresenta-se com um projeto pedagógico centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador do processo de ensino e aprendizagem, privilegiando a aprendizagem baseada em problemas, e orientado para a comunidade.

Este modelo facilita o desenvolvimento pelo aluno do seu próprio método de estudo, possibilitando que aprenda a selecionar criticamente os recursos educacionais mais adequados, a trabalhar em equipe e a aprender a aprender.

Outro conceito chave do modelo pedagógico adotado é o de “aprender fazendo”, que propõe a mudança da sequência clássica teoria/prática para o processo de produção do conhecimento que ocorre de forma dinâmica através da ação-reflexão-ação. Pretende-se conjugar o enfoque pedagógico que melhor desenvolva os aspectos cognitivos da educação (aprender a aprender), com o enfoque que permite o melhor desenvolvimento das habilidades psicomotoras e de atitudes (aprender fazendo).

No UNIVAG, o Curso de Medicina será desenvolvido em 6 anos (12 etapas/semestres): 4 anos (8 etapas/semestres) na modalidade PBL e as 2 últimas, (4 etapas/semestres), na modalidade Internato Médico. Os 8 primeiros semestres foram divididos em Módulos Temáticos de aproximadamente 6 semanas de duração, com exceção de um, que é semestral (o PIC – Programa de Interação Comunitária) e correrá ao longo dos 8 primeiros semestres. O máximo para conclusão do Curso de Medicina do UNIVAG é de 18 (dezoito) semestres.

A gestão acadêmica do curso de Medicina do UNIVAG é realizada pelo Professor Dr José Eduardo de Aguilar Siqueira do Nascimento, Gerente da Área de Ciências Médicas e pelo coordenador Professor MSc Paulo Luiz Batista Nogueira. Estas são instâncias executivas , cuja responsabilidade primordial é o desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso, no que se refere ao planejamento, execução, compreendendo o acompanhamento do trabalho docente e discente, e a avaliação das atividades do ensino, da pesquisa e da extensão, no âmbito do curso.

José Eduardo de Aguilar Nascimento

Gerente de Área

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1976), mestrado em Gastroenterologia Cirúrgica pela Universidade Federal de São Paulo (1988), doutorado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pela Universidade Federal de São Paulo (1994) com DOUTORADO SANDWICH - University of London (1993), e Pós-Doutorado na University of Wisconsin-Madison (2006 ). Foi Vice-Reitor e Professor Titular do Departamento de Clinica Cirúrgica da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Proctológica e Experimental, atuando na pesquisa nas seguintes linhas de pesquisa: nutrição e cirurgia, nutrição de mucosa, imunonutrientes e resposta orgânica ao trauma. É responsável pelo grupo de pesquisa Nutrição e Cirurgia da UFMT e pelo projeto ACERTO (www.projetoacerto.com.br).

Paulo Luiz Batista Nogueira

Coordenador

Possui graduação em Medicina e Residência Médica em Cirurgia Geral e Residência Médica em Cirurgia Pediátrica pela USP-Ribeirão Preto . Possui mestrado na área de Cirurgia, Nutrição e Metabolismo pela UFMT. Formação Profissional de Perito Oficial Médico Legista pela Academia de Polícia Civil e atual instrutor da disciplina de medicina Legal da Academia de Polícia Militar de MT. Ex-Professor nas disciplinas de Bases da Técnica Cirúrgica I e II, Semiologia Médica I e Medicina de Urgência.